A inDrive, plataforma americana de mobilidade e viagens urbanas, lançou o Aurora Tech Award, uma premiação global realizada anualmente para mulheres fundadoras de startups de Tecnologias de Informação (TI). A iniciativa foi criada em 2021, para dar voz às mulheres empreendedoras do sector que causaram um impacto positivo através das suas empresas e soluções.
Neste sentido, as empresas africanas geridas por mulheres são convidadas a candidatar-se ao Aurora Tech Award.
A iniciativa tem como objectivo derrubar barreiras, promover a igualdade no empreendedorismo tecnológico e procura fundadoras que tenham um protótipo funcional ou uma versão inicial do seu produto.
“As mulheres empresárias no sector das Tecnologias de Informação enfrentam desafios como o preconceito dos investidores, os estereótipos e a falta de modelos a seguir, o que limita a sua representação”, lê-se no site da Aurora Tech.
De acordo com o portal Disrupt Africa, as candidatas concorrem a três prémios, sendo o primeiro de 30 mil dólares (cerca de 1,8 milhões de meticais), o segundo de 20 mil dólares (equivalente a 1,2 milhões de meticais) e o terceiro de dez mil dólares (632 mil meticais). Além disso, as empresas seleccionadas ligar-se-ão a uma comunidade global de mulheres empresárias do sector tecnológico, receberão apoio em relações públicas, terão feedback de especialistas em capital de risco e terão instruções dos executivos de nível C da inDrive e de especialistas do sector, com um programa de orientação para finalistas.
As candidaturas estão abertas aqui até 1 de Dezembro. Os finalistas serão anunciados em meados de Janeiro de 2024 e as avaliações finais e o anúncio dos vencedores terão lugar a 8 de Março do mesmo ano.