Existem várias ferramentas e técnicas que foram criadas para melhorar a capacidade de resolução de problemas. Eis algumas para experimentar da próxima vez que tiver de assumir a liderança numa situação no trabalho.
Tomar a iniciativa
Os melhores solucionadores de problemas são aqueles que vêem o problema antes que ele aconteça ou antes que ele realmente chame a atenção. Desenvolva uma mentalidade empreendedora e assuma a responsabilidade pelo seu trabalho, ouvindo os comentários e pensando no futuro.
Se não se considera um pensador inovador ou um solucionador de problemas, está na altura de começar a desenvolver e a melhorar esta importante competência interpessoal. Isto prepará-lo-á para oportunidades, incluindo o empreendedorismo e os cargos de liderança. Tente pensar fora da caixa em situações quotidianas. Nunca se contente com um “não” ou um obstáculo no seu caminho, mas tente sempre explorar possíveis soluções e tome a iniciativa de antecipar e ultrapassar desafios. Aventure-se no desconhecido e torne-se um inovador, um agente de mudança, uma pessoa disruptiva. Destaque-se da multidão e ponha a sua mente a trabalhar. Resolva hoje os problemas de amanhã.
Ler o cenário
Compreenda toda a complexidade do problema que está a tentar resolver. A quem afecta o problema e como? Há quanto tempo existe? Quais são os danos ou custos? O que é que funcionou no passado que não está a resultar agora?
Brainstorming
Reserve algum tempo para fazer um brainstorming (técnica destinada a explorar o potencial criativo de um indivíduo ou de um grupo) de possíveis soluções. Para tornar este processo ainda mais eficaz, pode utilizar técnicas como o mapeamento mental, a análise SWOT (identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e a análise custo-benefício para encontrar soluções tangíveis. Nesta altura, não se limite às ideias que fazem sentido. Explore todos os caminhos possíveis, independentemente do facto de as opções parecerem loucas à primeira vista.
Planear e executar
Desenvolva um plano utilizando as soluções mais viáveis criadas na última fase, estabelecendo objectivos para garantir a sua execução com êxito. No entanto, não caia na armadilha de assumir que esta é a última parte e que não há mais nada a fazer. Uma vez implementada a solução, é preciso estar aberto a receber feedback e fazer os ajustes necessários.
Fonte: Forbes Brasil