O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, entregou recentemente, em Maputo, ao presidente da Comissão Executiva (PCE) do Moza Banco, Manuel Soares, o certificado e a bandeira ‘Made In Mozambique’ que conferem ao banco o poder de ostentar a “Marca do Orgulho Nacional”.
Segundo o comunicado da instituição financeira, tornado público esta terça-feira, 14 de Novembro, com a atribuição do selo, o Moza Banco passa a ser reconhecido a nível nacional e internacional como uma entidade cujos processos de produção, prestação de serviços, gestão e manutenção da qualidade são feitos a partir de recursos locais, com base no cumprimento da legislação nacional e respeito pelos hábitos e costumes dos moçambicanos.
O mesmo reconhecimento foi atribuído a mais seis empresas que, a par do Moza, passam igualmente a ostentar o selo Made In Mozambique.
A cada uma das empresas distinguidas, o ministro da Indústria e Comércio encorajou a manutenção da qualidade e criatividade para que, passados cinco anos, continuem a merecer a confiança dos moçambicanos e não só.
“É de louvar o passo dado pelas empresas que hoje distinguimos com a marca nacional ‘Orgulho Moçambicano – Made In Mozambique’. O acto que hoje testemunhamos constitui o reconhecimento do Governo a estas empresas na perspectiva da valorização dos produtos e serviços nacionais e, igualmente, pelo compromisso destas no processo de melhoria contínua das práticas de negócio, sobretudo da qualidade dos seus produtos e serviços, pois a elegibilidade deverá ser mantida pelos cinco anos de validade da concessão”, afirmou o ministro.
Falando em nome das entidades distinguidas, Manuel Soares sublinhou o interesse e o engajamento das empresas em continuar a projectar positivamente o nome de Moçambique além-fronteiras, produzindo, consumindo e exportando com qualidade produtos e serviços nacionais.
“Relembrando as palavras sábias do saudoso Presidente Samora Machel, permitam-me dizer que a liberdade só será completa quando o povo moçambicano for senhor da sua economia. É com este propósito de emancipação económica que o Moza Banco e estas empresas assumem esta vontade de, orgulhosamente, ostentar o selo ‘Made In Mozambique’, ajudando a construir um Moçambique mais forte, resiliente e próspero”, disse o PCE do Moza Banco.
Ao passar a ostentar o selo “Made In Mozambique”, o Moza junta-se a outras 327 empresas às quais, de 2005 a esta parte, foi gradualmente, conferido o poder de ostentar a “Marca do Orgulho Nacional”.