O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a aplicar cerca de 1 milhão de dólares em diferentes províncias do País, com o objectivo de atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2020-30.
A iniciativa, de acordo o conselheiro técnico principal do programa de Descentralização em Moçambique no PNUD, que falava esta segunda-feira (13), em Maputo, durante a reunião anual dos Grupos de Referência, visa promover a descentralização nas províncias de Manica, Sofala, Cabo Delgado, Nampula e Niassa, sobretudo nas áreas de saúde, educação e acesso à água potável.
Segundo Cristino Lopez, a implementação dos projectos dos ODS decorre a bom ritmo. Contudo, existem alguns desafios no terreno, sendo a procura de financiamento complementar um dos principais entraves.
“A implementação de projectos para o alcance dos ODS em diferentes províncias do País tem a duração de um ano”, avançou o responsável.
A reunião anual dos Grupos de Referência Provinciais tem como objectivo avaliar o actual estágio de implementação dos projectos que vão auxiliar o Governo no processo de Descentralização para o alcance dos objectivos do PNUD.