O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) revelou que necessita de um total de 66 milhões de meticais para responder aos eventuais incidentes decorrentes da época chuvosa 2023-24, assim como para a operacionalização do Plano de Contingência ao nível da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Intervindo durante a reunião do Comité Operativo de Emergência, que teve lugar na sexta-feira, 10 de Novembro, em Pemba, a delegada do INGD, Lizete Manuel, explicou que a verba servirá para prestar assistência humanitária às pessoas que poderão ser afectadas pelas intempéries, garantindo a existência de produtos de primeira necessidade.
Em termos de projecções da temperatura, a responsável afirmou que “de Outubro a Dezembro, as previsões meteorológicas indicam para a ocorrência de chuvas normais, e que de Janeiro a Março de 2024 prevêem-se chuvas com tendência acima do normal”.
Contudo, o INGD recomendou a todas pessoas que se encontram nas zonas de risco a abandoná-las e a procurar por zonas mais seguras, de modo que evitem a ocorrência de mais tragédias.