O Plano de Contingência para responder as necessidades impostas pela época chuvosa 2023-24 ao nível da cidade de Maputo, está avaliado em 1,1 milhões de dólares, conforme revelou a porta-voz do Conselho Municipal de Maputo, Alice de Abreu.
“A ONU-Mulheres e o Banco Mundial, já manifestaram disponibilidade para apoiar financeiramente as actividades do Plano, e as intervenções já iniciaram em alguns locais da cidade”, avançou a fonte citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Intervindo no âmbito das comemorações do dia da cidade, Alce de Abreu avançou que estão a decorrer trabalhos para em algumas estradas, de modo a diminuir o constrangimento na via, durante os dias de chuva, salientando que nos próximos dias, mais autocarros serão disponibilizados.
“A capital faz parte dos beneficiários do projecto MOVE Maputo, que está sob alçada do Governo e, com o mesmo, pretendemos acautelar a questão das vias de acesso e dos transportes. Pelo menos 17 quilómetros de estradas serão reabilitados e asfaltados nas cidades de Maputo e Matola”, concluiu.
Na época passada, a chuva afectou cerca de 14 mil pessoas e desalojou 180 famílias na cidade de Maputo, assim como foram registados quatro óbitos, segundo os dados do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).