O Ministério da Economia e Finanças (MEF) anunciou que os empresários moçambicanos criaram quase mil novos postos de trabalho na área do turismo e restauração no terceiro trimestre de 2023.
De acordo com o relatório de balanço económico e social divulgado nesta sexta-feira, 10 de Novembro, pela Lusa, no período em análise, entraram em funcionamento 33 novos empreendimentos turísticos, que geraram 482 postos de trabalho, e abriram 45 novos estabelecimentos de restauração e bebidas, que geraram 391 empregos.
Em igual período de 2022, segundo avança o documento, tinham sido criados apenas 31 empreendimentos turísticos, comportando 348 postos de trabalho.
Em Agosto passado, a ministra da Cultura e do Turismo, Eldevina Materula, afirmou que o sector apresenta sinais claros da revitalização, após as restrições impostas pela pandemia, salientando que o Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) tem sido fundamental para o desenvolvimento da economia.
“Este é um sinal claro de que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do nosso sector. Com estas medidas, temos claramente um novo padrão de turistas, sendo que as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã se destacam como as cinco principais entradas em Moçambique”, referiu a ministra na altura.