Foi inaugurado nesta sexta-feira, 10 de Novembro, o novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto (NAIL), cuja construção começou em 2013, e que custou 2,8 mil milhões de dólares.
De acordo com uma informação divulgada pela Lusa, a obra começou com uma parceria público-privada, desfeita em 2017, tendo de seguida o Estado angolano assumido o projecto como um investimento público, com um financiamento da China de 1,4 mil milhões de dólares.
O NAIL, localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, situado a 42 quilómetros do centro da cidade de Luanda, está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados, projectado para acolher a aeronave crítica de categoria F (Airbus-A380).
Com duas pistas paralelas, placa de estacionamento de aeronaves, manutenção, carga e isolamento, a infra-estrutura tem capacidade para manusear um volume de carga anual de 130 mil toneladas.
“Para o segmento de carga, existem já operadores e despachantes que manifestaram interesse, nomeadamente a TAAG, DHL, FedEx, Etiopian Cargo, Tuskish Cargo. A nova infra-estrutura terá também uma academia nacional de aviação civil”, avança a Lusa.