Depois de conhecer as características dos objectivos SMART, pode começar a definir os seus. O primeiro passo é fazer uma análise geral das suas finanças pessoais. Para isso, entenda como o seu dinheiro está organizado e quais são os seus objectivos financeiros.
Em seguida, é necessário formatar cada objectivo com base nos princípios SMART, respondendo a perguntas como:
- Qual é o resultado específico que deve ser alcançado?
- Como será medido o cumprimento do objectivo?
- O objectivo é realmente exequível, tendo em conta as suas condições?
- É relevante alcançar este resultado?
- Qual é o prazo final deste projecto?
Com base nas respostas, poderá fazer adaptações e terá a orientação necessária para construir os objectivos. O ideal é que sejam simples, mas detalhados, levando em conta essas características.
Se um objectivo financeiro envolver demasiados passos (como poupar e investir ao mesmo tempo), pode ser mais interessante dividi-lo em objectivos mais pequenos. Desta forma, conseguirá traçar um plano mais eficiente para atingir uma determinada meta.
Após registar e categorizar os objectivos financeiros, há que ter noção exacta do estado das suas finanças pessoais e isto passa necessariamente por um orçamento pessoal. Se nunca o fez ou há muito tempo que não olha para o seu, esta é uma boa altura para o fazer.
Tendo em conta os seus objectivos e o seu orçamento, o que implica uma noção clara de todos os seus rendimentos e despesas, escreva, para cada objectivo, a forma de atingi-lo. Na folha Excel ou qualquer outra aplicação que use para o efeito, convém não só anotar os objectivos por ordem de prioridade, o total e o prazo necessário para os concretizar, mas também aquilo que lhe permitirá alcançá-los: o dinheiro que precisa de pôr a parte mensalmente, por exemplo, e qual a forma de obter (transferência directa de x por cento do ordenado, cancelar subscrição de assinaturas, cortar refeições fora, renegociar contratos de serviços, etc., são muitas as variantes possíveis).
Tire partido das entradas excepcionais de dinheiro
Subsídio de férias, Natal ou bónus são potenciais acréscimos para os seus objectivos que deve aproveitar, tal como prendas monetárias que possa receber.
Acompanhe as suas conquistas
Manter-se a par dos seus progressos e rever eventualmente as prioridades definidas, frutos de imprevistos (negativos ou positivos), fazendo inclusive alguns ajustes, é essencial para prosseguir no bom caminho, sentir-se motivado e concretizar os objectivos traçados.
Fonte: Notas em Dia