O Instagram anunciou nesta terça-feira, 7 de Novembro, que começou a testar uma configuração de privacidade que permite remover o aviso de mensagem lida das conversas no aplicativo.
A opção possibilita desactivar a marcação de “visto” nas mensagens directas e impede que os contactos saibam se e quando as mensagens foram visualizadas.
A novidade foi partilhada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e pelo director do Instagram, Adam Mosseri, nos seus canais de transmissão na plataforma. Segundo os executivos, o recurso foi desenvolvido com base no feedback do público.
A função para desactivar a notificação de pré-visualização de mensagens no Instagram é semelhante à opção para omitir o duplo visto azul no WhatsApp.
Na plataforma de fotografia e vídeo da Meta, as conversas por mensagens directas apresentam informações sobre a data e a hora em que as mensagens foram enviadas e marcam quando foram visualizadas.
Segundo o site Canaltech, o controlo das notificações de leitura dá mais privacidade sobre as suas actividades online. De acordo com o comunicado dos executivos, a opção pode ser activada na secção “Definições e privacidade” do aplicativo e um novo campo permite desactivar a marcação de mensagens lidas para outras pessoas.
Há, no entanto, uma nota para aqueles que utilizam o modo temporário nas janelas de conversação: não é possível desactivar “visto” nestes casos, uma vez que o objectivo desta funcionalidade é apagar as mensagens após a visualização. Ou seja, a marca de verificação é necessária para que o modo funcione.
Por enquanto, a nova função está em fase de testes, com disponibilidade limitada a uma pequena parcela do público e não foram divulgados quais são os critérios para escolher quem tem acesso ou não neste momento. O Instagram ainda não definiu uma data para lançar a funcionalidade para todos.