Se não se considera um solucionador de problemas, está na altura de começar a desenvolver esta competência interpessoal que pode impulsionar a sua trajectória profissional.
Os solucionadores de problemas são mais procurados do que nunca. Embora alguns empregos exijam esta competência em maior grau do que outros, os empregadores valorizam esta capacidade em qualquer função.
De acordo com o “2023 Job Outlook Report” da National Association of Colleges and Employers (NACE), uma associação americana de recrutamento, mais de 60% dos recrutadores procuram provas de competências de resolução de problemas quando avaliam os candidatos. A NACE, que liga cerca de 17 mil profissionais a recrutadores e acompanha as tendências do mercado de trabalho, realizou o inquérito a 250 empresas entre Agosto e Setembro.
Um outro estudo, realizado por associações de empresas e de RH americanas, indicou que 70% dos empregadores consideram o pensamento crítico como um indicador importante de sucesso no trabalho.
A resolução de problemas demonstra aptidão para funções de liderança e estabelece a confiança entre o profissional e o seu empregador. Demonstrar que tem esta capacidade não só lhe permitirá crescer dentro da organização, como também o poderá colocar à frente quando surgirem oportunidades. Por isso, independentemente da fase da sua carreira em que se encontra, desenvolver este tipo de competências é fundamental.
O bom desta habilidade é que ela se aplica a todos os sectores e profissões. E, por isso, também pode facilmente demonstrar quando e como a utilizou anteriormente na sua carreira.
Fonte: Forbes Brasil