A proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2024, que se encontra em debate no Parlamento, revela que a produção de electricidade em Moçambique a partir dos parques solares vai quadruplicar no próximo ano, isto devido à construção de mais infra-estruturas fotovoltaicas.
De acordo com o documento, divulgado nesta quarta-feira, 8 de Novembro, pela Lusa, a capacidade instalada nos parques solares em 2023 estava estimada pelo Governo moçambicano em 71 777 MWh, pelo que no próximo ano deverá crescer para 278 519 MWh.
Na previsão governamental, “a central solar de Mocuba, província da Zambézia, centro do País, vai aumentar em 5% a sua produção no próximo ano, situando-se em 73 067 MWh”.
“Comparando com as estimativas para 2023, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) prevê para 2024 uma redução na produção e vendas de energia, devido aos trabalhos de reparação do difusor da comporta que colocará indisponíveis os grupos geradores 4 e 5”, lê-se no documento.
Já a Electricidade de Moçambique (EDM), produtora e distribuidora estatal, vislumbra um crescimento de 7% comparativamente às projecções para 2023, influenciadas pelo aumento substancial na produção das centrais hídricas de Mavuzi e Chicamba.