Ter planos para o seu dinheiro ajuda não só a uma maior segurança financeira, mas também a priorizar e conseguir concretizar os seus objectivos a curto, médio e longo prazo.
O método SMART é amplamente aplicado no mundo dos negócios, mas também pode fazer parte da sua gestão financeira devido à sua facilidade de utilização. Nesta metodologia, cada letra do acrónimo representa uma característica que deve ser considerada na definição de objectivos pessoais.
Seja criar um fundo de emergência, casar-se, amortizar um crédito, aumentar o plano de poupança-reforma, tirar uma licença sabática e viajar pelo mundo, investir na sua formação ou na dos seus filhos ou qualquer outro propósito, ao definir os seus objectivos financeiros convém que sejam SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Timebound ou, em português, Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal).
Específico
Deverá saber exactamente para que é que vai poupar (obras em casa, fundo de emergência, troca de carro, curso de especialização, etc.).
Mensurável
É preciso ter indicadores para mensurar o progresso da meta. Para tal, procure responder a questões como:
- Quais são os resultados esperados, em termos quantitativos?
- Como vou saber se a minha meta foi alcançada?
- Quais as métricas que podem ser usadas para acompanhar os resultados?
Atingível
Deve ser realista e exequível. Não adianta determinar que quer ficar milionário em 30 dias, por exemplo, se isso não for viável para as suas características. Ao garantir que a meta é alcançável, é possível manter a motivação para executar o plano.
Relevante
O objectivo deve ser importante e valer a pena o esforço. Como é o caso de um fundo de emergência, que serve para fazer face a imprevistos financeiros, conseguir amortizar o crédito habitação, entre outros.
Temporal
É importante ter uma data-limite para conseguir concretizar o objectivo em questão (um ano, dois anos e meio, quatro anos e dois meses, etc.). Este ponto também está relacionado com o facto de o objectivo ser realista e alcançável, pois períodos muito curtos podem tornar inviável a execução do plano.
Fonte: Notas em Dia