As ATM do Absa Bank Moçambique passam a partir desta terça-feira, 7 de Novembro, a contar com um sistema inteligente de neutralização de notas, cujo objectivo é conferir mais segurança aos usuários e desencorajar a actividade criminosa.
Nos últimos anos, o País registou dois eventos, bem-sucedidos, de explosões e roubos em ATM e outras duas tentativas frustradas, uma das quais ocorreu num caixa do Absa.
Neste contexto, a directora de Canais da instituição, Denise Cruz, explicou que “as ATM do banco contarão com um sistema inteligente que inutiliza as notas através do uso de uma tinta permanente, indelével, rastreável e denunciante, isto sempre que ocorrer um evento de intrusão específica”, acrescentando que, com a medida, as notas ficarão parcialmente tingidas, cobrindo pelo menos 20% da superfície, não devendo ser aceites como forma de pagamento e/ou depositadas nos balcões/agentes”.
A responsável clarificou que o sistema visa reduzir o risco de roubo e circulação de dinheiro ilegal, assim como contribuir para a adopção contínua de políticas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
“Em Moçambique, a gestão dos meios de pagamento electrónico é regulada pelo Banco de Moçambique, sendo necessário que todas as instituições financeiras garantam a solidez dos seus sistemas de segurança, de modo que proporcionem um maior conforto e segurança aos clientes. Nesta fase, orgulhamo-nos de sermos os pioneiros na introdução deste sistema”, concluiu.