É importante lembrar que reforçar as defesas do organismo implica uma alimentação saudável, uma hidratação adequada e a prática regular de actividade física. São estes pequenos gestos que, em caso de aparecimento de doenças, podem fazer a diferença para uma melhor recuperação.
Uma alimentação saudável (equilibrada, variada e completa) contribui para o aporte suficiente de nutrientes, com uma acção importante para o funcionamento eficiente do sistema imunitário, como é o caso das vitaminas A, C, B12, B6, D e E, ácido fólico, zinco, ferro e selénio, bem como os ácidos gordos polinsaturados n-3.
O portal Sapo listou alguns alimentos que ajudam a reforçar as defesas naturais do organismo. Conheça-os:
Hortícolas
As hortícolas são indispensáveis para o reforço do sistema imunitário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo diário de 400 gramas desses alimentos. Para atingir esta recomendação, utilize-as como acompanhamento no prato e inicie as refeições principais com uma sopa de hortícolas, que é uma excelente aliada, devido ao seu conteúdo em água, fibra, vitaminas e minerais.
Frutas
As frutas devem fazer parte do dia-a-dia, com três a cinco porções. Escolha frutos ricos em antioxidantes como a vitamina C e a vitamina A, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, contribuindo para proteger o organismo contra as infecções. São exemplos a laranja, o kiwi, a tangerina e a nêspera.
Peixe gordo
Os peixes gordos como a sardinha e o atum são fornecedores de excelência de ácidos gordos n-3, essenciais para auxiliar na resposta inflamatória.
Água
A ingestão da água, seja no seu estado natural ou como chá, contribui para a hidratação do organismo, melhorando as suas defesas. Sem esquecer que a água deve ser ingerida, mesmo não existindo a sensação de sede, dado que esta, quando aparece, é muitas vezes um sinal de que o organismo se encontra desidratado.