Este lugar curioso, conhecido como Petrifying Well, ou, em português, “Poço Petrificante”, foi documentado pela primeira vez em 1538 pelo antiquário do Rei Henrique VIII e, de lá para cá, tem sido visitado por milhões de pessoas.
A sua atracção vem do facto de aqui se poder observar, com relativa facilidade, objectos comuns a transformarem-se em pedra. Muito rapidamente, qualquer item colocado debaixo das águas do poço petrifica, adquirindo a textura de uma estalagmite ou estalactite. Um pequeno ursinho de peluche, por exemplo, leva cerca de três a cinco meses a transformar-se em pedra, um tempo recorde para um processo geológico que costuma levar anos!
O que causa o fenómeno?
Durante muitos séculos, as pessoas acreditaram que a rápida petrificação era obra de bruxaria, mas hoje sabe-se que as águas transformam em pouco tempo itens aleatórios em pedra devido ao processo natural de evaporação e a uma taxa anormalmente alta de conteúdo mineral.
Onde fica o poço?
O “Poço Petrificante” está inserido no “Parque da Caverna Mãe Shipton”, um refúgio de beleza natural com paisagens encantadoras que fica em Knaresborough, uma histórica e pitoresca cidade mercantil de North Yorkshire. A estação ferroviária da cidade fica a apenas cinco minutos a pé da entrada do parque.
O que mais se pode visitar nas redondezas?
Uma visita ao “Poço Petrificante” deve incluir uma caminhada pela longa trilha de Sir Henry Slingsby – uma trilha ladeada por algumas das mais antigas e altas faias do Reino Unido –, um passeio pela cidade de Knaresborough e uma passagem pela famosa Caverna Mãe Shipton.
A “Mãe Shipton” foi a profetisa mais famosa da Inglaterra. Diz-se que previu o destino de vários governantes durante a sua vida, bem como a invenção dos navios de ferro, o Grande Incêndio de Londres em 1666 e a derrota da Armada Espanhola. Nasceu em 1488 na caverna que hoje é uma das atracções principais do parque que leva o seu nome.
Fonte: Sapo