O primeiro bebé da Europa concebido por um casal composto por duas mulheres nasceu na segunda-feira, 30 de Outubro, na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, na Espanha.
Segundo o site da unidade hospitalar, o bebé, chamado Derek, nasceu saudável e pesa 3,3 kg.
Derek é filho de Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30 anos. As duas utilizaram um novo método, chamado Invocell. A técnica consiste em colocar no colo do útero de uma das mulheres um dispositivo que funciona como uma espécie de incubadora. Ali, o embrião desenvolve-se nos primeiros dias e, uma vez desenvolvido, os médicos extraem-no para o implantar no útero da parceira.
“Extraímos os ovócitos da paciente número um e combinámos com espermatozóides que obtivemos em bancos de sémen de Sevilha e do País Basco”, explicou o director do laboratório Centro de Fertilidade Juaneda, Filipe Gallego, ao site Diario de Mallorca.
Segundo a rede de televisão espanhola IB3, Azahara foi a pessoa que ingeriu a cápsula Invocell. Esta fase do processo permitiu que o embrião começasse a desenvolver-se. Uma vez desenvolvido, o dispositivo foi extraído com o embrião dentro e transferido para o útero de Estefanía, que o carregou durante quase nove meses.
“Quando me ofereceram para o ter no colo do útero durante cinco dias, foi como se o tivesse dentro de mim também”, disse Azahara. O processo de gravidez começou em Março deste ano.
Este método de reprodução assistida apresenta algumas vantagens para as grávidas, pois, segundo os especialistas, permite-lhes estar mais envolvidas no processo de reprodução, uma vez que o embrião se desenvolve dentro do seu corpo e não num laboratório e, além disso, no caso dos casais permite que ambas atravessem uma gravidez.