A província de Manica, centro de Moçambique, vai receber mais quatro hospitais distritais, depois de na quinta-feira, 2 de Novembro, o Presidente da República ter inaugurado em Machaze o maior do género, no âmbito da iniciativa “Um distrito, um hospital”.
A garantia foi dada por uma fonte do Ministério da Saúde (MISAU) durante a inauguração pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, do Hospital Distrital de Machaze. Trata-se de uma infra-estrutura com 200 camas, serviços de medicina, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia e ortopedia, além de maternidade, serviço de urgências e blocos operatórios, num investimento público de 383 milhões de meticais.
De acordo com a mesma fonte, citada pela Lusa, “deverão ser construídos mais quatro hospitais distritais até 2030, facto que vai gradualmente colocar unidades sanitárias de referência num número cada vez maior de distritos daquela região do País”.
Em relação ao Hospital Distrital de Machaze, inaugurado ontem, o MISAU assegurou que a nova unidade de saúde vai atender as necessidades de cerca de 148 mil habitantes daquele distrito e de áreas vizinhas, nomeadamente uma parte da população dos distritos de Mussorize e Chibabava, na província de Sofala, assim como do distrito de Massangena, na província de Gaza.
Assim, a província de Manica passou a contar com um total de 140 unidades sanitárias, cinco das quais de nível distrital, designadamente em Barué, Gondola, Manica, Mossurize e Machaze, além do Hospital Provincial de Chimoio, que constitui a unidade sanitária de referência.