A Mazda acaba de apresentar o Mazda Iconic Sp, um concept que combina um sistema de propulsão de rotor duplo com uma plataforma para Veículos Eléctricos (EV), uma abordagem recentemente estreada no novo Mazda MX-30 R-EV, segundo o site da revista Turbo.
“O Mazda Iconic Sp traduz-se num estudo de um compacto desportivo, concebido para se adaptar a uma nova era, demonstrando o empenho contínuo da Mazda na criação de produtos que satisfaçam a paixão dos clientes pela condução e pelos automóveis. O concept alcança um centro de gravidade baixo para proporcionar uma excelente performance de condução. As suas proporções únicas são possíveis graças a um capot muito baixo, resultado obtido através da montagem central do motor rotativo de baixo peso e compacto”, explica a marca.
A empresa acrescenta ainda que a ideia de um sistema EV rotativo de dois rotores proporcionaria um motor altamente escalável, com uma disposição flexível, tendo a capacidade de queimar uma variedade de combustíveis, incluindo hidrogénio, tornando-o numa tecnologia exclusiva da Mazda, ideal para diferentes conceitos de modelos desportivos. E se a bateria for carregada com electricidade derivada de energias renováveis, será possível conduzir num ambiente praticamente neutro em termos de carbono.
“A marca irá sempre oferecer veículos que recordem às pessoas que os automóveis se traduzem em pura alegria e que são uma parte indispensável das suas vidas”, afirmou o presidente e CEO da Mazda, Masahiro Moro.
Por dentro, o ambiente é minimalista, com destaque para o painel de instrumentos digital (que exibe as forças G e um mapa do circuito do Mónaco), selector da caixa com botões estilo máquina de escrever e um sistema de infotainment com ecrã compacto (que permite controlar elementos da aerodinâmica activa, suspensão activa e launch control). Atrás do volante estão patilhas que ajudam a ajustar o nível de regeneração da travagem. As costuras kakenui, iguais às do CX-90, surgem no tablier, nos painéis das portas e nos bancos revestidos em tecido de origem biológica. Outros elementos incluem uma câmara de 360º e um sistema de ultra-sons na grelha dianteira alusivo ao cruise control adaptativo.
“Nós adoramos o MX-5 e o mundo adora o MX-5. Estamos determinados, na era da electrificação, a manter viva a alegria de conduzir que o MX-5 representa, e o MAZDA ICONIC SP, com o seu grupo motor EV de gerador rotativo duplo, é a solução dos nossos sonhos. Um sonho em que trabalharemos arduamente para ser lançado. A Mazda irá sempre oferecer veículos que recordem às pessoas que os automóveis se traduzem em pura alegria e que são uma parte indispensável das suas vidas”, concluiu o CEO da marca.



