A energia desempenha um papel crítico no desenvolvimento sustentável dos Estados africanos, sendo por isso importante que cada país trabalhe em parceria com o sector privado para garantir o acesso confiável e moderno do recurso, de modo que contribua para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para a fundadora da Gaia Consulting e presidente da ALER – Associação Lusófona das Energias Renováveis, Mayra Pereira, os desafios ambientais actuais exigem que sejam feitos investimentos em soluções inovadoras, como é o caso da energia fora da rede, que nos últimos tempos tem despertado a atenção em várias dimensões, salientando que Moçambique reúne condições favoráveis para tal feito.
No entanto, discursando durante a primeira edição das ESG Talks, mais especificamente no painel sobre “Financiamento Sustentável em Moçambique: Impulsionando Projectos Ligados à Rede e Fora da Rede – Uma Oportunidade no Mundo ESG”, a responsável lamentou o facto de o empresariado local ainda ter receio de procurar financiamento para investir na área das renováveis. “As empresas ainda têm medo de recorrer à banca para investir em energias renováveis. Devemos transformar os recursos naturais, de modo que beneficiem as relações entre as pessoas, e causar impacto positivo nas comunidades, disponibilizando soluções de energia acessível para todos”, explicou.
Neste contexto, Mayra Pereira revelou que tem trabalhado com diversos parceiros para melhorar o acesso à informação e o estabelecimento de padrões de qualidade, disponibilizando expertise ao longo do ciclo de vida completo dos projectos solares. “Os aspectos ambientais, sociais e governamentais são cruciais na medição da sustentabilidade e do impacto ético de um determinado projecto, pois garantem que haja retorno dos investimentos”, clarificou.
Subordinada ao tema do “Financiamento, Impacto e Boas Práticas para um Futuro Verde em Moçambique”, a iniciativa ESG Talks pretendeu debater, esclarecer e promover o trabalho das empresas, organizações e figuras moçambicanas que se destacam pela implementação de práticas sustentáveis e na sua abordagem.