O Governo garantiu esta quarta-feira, 1 de Novembro, durante a sessão de perguntas e respostas na Assembleia da República, que está a mobilizar apoio para as vítimas das chuvas na Zambézia, que já provocaram a morte de oito pessoas.
Segundo o jornal O País, o primeiro-ministro, Adriano Maleiane afirmou também que, para evitar estragos maiores nesta época chuvosa, o Governo está a posicionar meios em locais estratégicos, tendo já sido identificadas as vias de acesso que podem estar condicionadas e as alternativas.
O jornal revela que, uma vez mais, os partidos Renamo e MDM boicotaram a sessão da Assembleia da República como forma de mostrar a sua indignação com as irregularidades alegadamente verificadas nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.
No seu discurso, o primeiro-ministro falou do processo eleitoral e disse que o escrutínio foi tranquilo e ordeiro. “A situação política do País é estável, como atesta o normal funcionamento das instituições do Estado. Consubstancia ainda este facto a realização das sextas eleições autárquicas, no passado dia 11 de Outubro, num ambiente tranquilo e ordeiro, o que demonstra o interesse dos moçambicanos em continuar a aprofundar e a consolidar o processo democrático e a descentralização”, disse Adriano Maleiane.
O primeiro-ministro deixou perspectivas positivas sobre a economia nacional, afirmando que se prevê um crescimento de 5%, impulsionado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Na ocasião, falou também o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, que revelou que desde a sua introdução, em 2020, o Programa Sustenta já financiou mais de 316 mil agregados familiares com diferentes kits de insumos agrícolas, e foram contratados mais de 271 novos extensionistas.