A Société Générale de Surveillance (SGS), uma empresa suíça de inspeçcão, verificação, teste e certificação acaba de ser contratada pelo Governo moçambicano para prestar serviços de verificação das especificações, preços e quantidades dos produtos mineiros no acto da exportação, informou esta quarta-feira, 1 de Novembro, a Agência de Informação de Moçambique.
Segundo a agência, neste momento, o contrato, de três anos, aguarda o visto do Tribunal Administrativo (TA), esperando-se que aconteça nos próximos dias. No entanto, a empresa já está no terreno e a desenvolver o seu plano de trabalho.
A medida foi adoptada pelas autoridades para reverter o cenário em que o Estado perde acima de 250 milhões de dólares, porque algumas empresas do sector mineiro declaram preços muito abaixo dos que realmente vigoram no mercado internacional.
As empresas não declaram, igualmente, as especificações dos minérios exportados, o que também resulta na sua subvalorização para efeitos de cobrança do imposto de produção.