O primeiro-ministro quer que a administração do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) esteja preparada para lidar com possíveis ataques cibernéticos ao sistema financeiro.
Adriano Maleiane falava esta segunda-feira (30), em Maputo, durante a cerimónia de tomada de posse do novo presidente do conselho de administração (PCA) do CEDSIF, Manuel António dos Santos, e da nova directora do Gabinete de Apoio aos Dirigentes do Estado, Sónia Chaúque.
Dirigindo-se ao novo PCA do CEDSIF, o governante recomendou ao empossado “disponibilizar ao cidadão dados digitalizados de informação sobre as finanças públicas e garantir o funcionamento normal da plataforma electrónica e-SISTAFE”.
“No exercício das suas funções, deve ainda privilegiar o desenvolvimento e consolidação dos módulos dos subsistemas do SISTAFE, incluindo o da gestão autárquica; a disponibilização de serviços digitalizados de finanças públicas ao cidadão; e continuar com as acções em curso, visando reforçar a capacidade institucional em termos de recursos humanos e investimento tecnológico”, destacou o governante.
Adriano Maleiane instou ainda a directora do Gabinete de Apoio aos Dirigentes do Estado a melhorar a assistência aos antigos dirigentes de Estado, considerando que “este é um desafio que deve ser enfrentado num contexto de harmonia institucional, com o envolvimento de todos os colaboradores”.