O Access Bank Plc vai conceder um financiamento comercial de 60 milhões de dólares para cinco países africanos, incluindo Moçambique. O financiamento, segundo o banco, visa reforçar a capacidade de importação e exportação das empresas locais assim como colmatar o défice de fornecimento de divisas.
De acordo com uma nota divulgada esta segunda-feira, 30 de Outubro, pelo Access Bank Moçambique, o valor, disponibilizado pelo British International Investment (BII) – uma instituição de financiamento de desenvolvimento do Reino Unido – deverá reforçar as condições de financiamento às economias mais frágeis, estimando que o programa de empréstimos possa estimular o volume do comércio africano em 90 milhões de dólares.
“Além de reforçar a relação contínua entre o British International Investment e um dos maiores bancos comerciais de África, o acordo de concessão de crédito ao Access Banc Plc facilita o fornecimento de liquidez sistémica durante um período caracterizado por um ambiente macroeconómico difícil”, refere a mesma nota, sublinhando que este financiamento responde ao desafio associado à inflação mais elevada e ao aumento do custo do capital, que exercem uma pressão negativa no desempenho da moeda nos mercados-alvo do programa, nomeadamente em Moçambique, República Democrática do Congo, Ruanda, Serra Leoa e Zâmbia.
Entretanto, para o administrador-delegado do Access Bank Moçambique, Marco Abalroado, “esta parceria representa um marco significativo para o banco e fortalece ainda mais o compromisso em impulsionar o crescimento económico e o comércio no continente africano”, destacando que a instituição que representa está comprometida em utilizar esses recursos de forma estratégica para impulsionar sectores-chave e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades.
“Estamos ansiosos para implementar as oportunidades promissoras que este financiamento trará. Continuaremos empenhados em oferecer soluções financeiras inovadoras e de impacto positivo ao comércio no geral, e também no empoderamento feminino”, enfatizou Marco Abalroado.
No geral, o Acces Bank acredita, igualmente, que o financiamento deverá melhorar os meios de subsistência e a manutenção dos postos de trabalho dos importadores e exportadores com acesso limitado a empréstimos comerciais em divisas.