O panorama económico mundial está em constante mudança e, à medida que nos aproximamos de 2024, há várias regiões que mostram sinais promissores de um crescimento económico significativo.
Vários factores, incluindo avanços tecnológicos, alterações políticas e indústrias emergentes, estão a preparar o caminho para que certos países surjam como potências económicas no próximo ano.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento das economias de mercado em desenvolvimento e emergentes deverá cair moderadamente de 4,1% em 2022 para 4,0% em 2023 e 2024, como se pode ver no seu relatório de Outubro sobre a produção económica mundial.
O relatório intitulado “Navigating Global Divergencies” (Navegando por Divergências Globais) também observou que a inflação global deverá diminuir gradualmente como resultado de uma política monetária mais restritiva, apoiada pela diminuição dos preços internacionais das matérias-primas, de 8,7% em 2022 para 6,9% em 2023 e 5,8% em 2024.
Na maioria das situações, prevê-se que a inflação de base diminua mais gradualmente, não se prevendo que a inflação volte a atingir o objectivo antes de 2025.
No entanto, há países no continente que ainda deverão crescer a um ritmo impressionante. Entre eles, destaca-se o Níger, um país que viveu recentemente um golpe de Estado. A sua projecção de crescimento pelo FMI era de 11,1%, a mais elevada de todos os países da África Subsaariana.
Segue a lista dos dez países africanos com as previsões económicas mais elevadas no início do próximo ano.

Business Insider Africa