Um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Eindhoven (TU/e), Holanda, criou um veículo solar denominado Stella Terra, que conseguiu percorrer 1000 quilómetros sem qualquer tipo de carregamento.
De acordo com o portal Sapo, este carro percorreu leitos de rios secos, florestas densas, caminhos íngremes nas montanhas e areias soltas do deserto.
“Testámos exaustivamente o Stella Terra. Começámos no norte de Marrocos e conduzimos mais de 1000 km por várias paisagens para terminar a nossa viagem no Saara, sempre com a energia do Sol”, explicou a gestora financeira do projecto, Britt Vam Hulst.
Stella Terra é o primeiro carro off-road do mundo movido pela energia do Sol. É robusto o suficiente para navegar não apenas em estradas pavimentadas, mas também em terrenos acidentados.
Segundo o canal de televisão SIC Notícias, o Stella Terra, de dois lugares e homologado para uso rodoviário, aproveita a energia solar através de painéis no telhado, o que lhe confere auto-suficiência energética, com autonomia de mais de 630 quilómetros em dia de sol, e uma autonomia off-road de aproximadamente 550 km, dependendo do terreno.



