Existem muitos e bons motivos para começar a consumir gengibre. Aliado à prática de exercício físico, tem tudo para tornar-se o seu companheiro perfeito para emagrecer, como indica, na rede social Instagram, a nutricionista Núria Nunes, realçando que é “considerado uma das especiarias mais funcionais para o bem-estar e um organismo saudável”.
A responsável começa por destacar a versatilidade do gengibre. “Pode utilizá-lo em várias ocasiões por ser tão versátil: bebidas, biscoitos, molhos, sobremesas…”
Quanto a benefícios, promove a perda de peso. O gengibre, explica, é “responsável por aumentar a temperatura do nosso organismo”, ou seja, é um termogénico natural, o “que faz com que o organismo queime mais calorias”. Além disso, “actua na redução do apetite e na absorção de gorduras”.
Com propriedades antibacterianas e antifúngicas, o gengibre também fortalece a imunidade e melhora a qualidade da digestão, uma vez que equilibra os ácidos do estômago. “Uma infusão de gengibre alivia os gases e as cólicas causadas por gases ou menstruação.”
A nutricionista acrescenta ainda que este alimento tem características antieméticas, ou seja, diminui as náuseas e vómitos em grávidas e em doentes oncológicos. Para estes casos, Núria Nunes recomenda “cerca de 500 miligramas a uma grama de gengibre em pó, duas vezes ao dia”. Contudo, ressalva, “se tem hipertensão, não deve ingerir mais do que uma caneca de infusão de gengibre por dia.”
Fonte: Notícias ao Minuto