O whisky escocês Macallan Adami 1926 será leiloado na Sotheby’s, em Londres, no Reino Unido, no dia 18 de Novembro, por um preço estimado de 1,37 milhões de euros.
Destilado em 1926 e envelhecido em cascos de xerez durante seis décadas antes de ser engarrafado em 1986, apenas 40 garrafas desta bebida foram produzidas.
De acordo com alguns especialistas, o Macallan 1926 é conhecido como o whisky escocês mais cobiçado, facto confirmado quando uma garrafa semelhante foi vendida em 2019 por um valor recorde de 1,72 milhões de euros. A venda de Novembro será a primeira de uma garrafa deste casco desde então.
Jonny Fowle, director global de bebidas exóticas da Sotheby’s, afirmou que “o Macallan 1926 é o whisky que todos os leiloeiros desejam vender e que todos os coleccionadores desejam possuir”.
A Sotheby’s referiu que as 40 garrafas do barril de 1926 foram rotuladas de diferentes maneiras. Um máximo de 14 foram decoradas com os rótulos icónicos Fine e Rare (Fino e Raro), uma das quais a garrafa recorde vendida em 2019.
Duas garrafas foram lançadas sem qualquer rótulo. Destas, uma foi pintada à mão pelo artista irlandês Michael Dillon, que, quando vendida, em 2019, tornou-se a primeira garrafa de whisky a ultrapassar o valor de 1,15 milhões de euros.
Das restantes garrafas, 12 foram rotuladas pelo artista pop Peter Blake e outras 12 foram desenhadas pelo pintor italiano Valerio Adami.
Embora tenham sido produzidas 12 garrafas “The Macallan Adami 1926”, não se sabe quantas delas ainda existem. Diz-se que uma foi destruída num terramoto no Japão em 2011, e acredita-se que pelo menos outra tenha sido aberta e consumida.
Fonte: Zap Aeiou