A província da Zambézia, no centro do País, registou, nos primeiros nove meses deste ano, um volume das exportações de bens e serviços avaliado em 53 mil milhões de meticais, de uma meta de 61 mil milhões de meticais previstos até ao final do ano.
Os dados foram avançados esta quinta-feira, 26 de Outubro, pelo técnico do Serviço Provincial de Actividades Económicas da Zambézia, durante uma sessão do balanço de actividades, que destacou este valor como representando um aumento de 9% quando comparado com igual período do ano passado, havendo, por isso, uma expectativa no alcance da meta planificada.
Segundo Agnélio Bissane, citado pelo jornal notícias, durante o período em referência, o Balcão de Atendimento Único arrecadou 3,5 mil de meticais, uma cifra que representa um decréscimo de 9% em relação à receita conseguida em igual período do ano passado.
“De Janeiro a Setembro, a produção industrial triplicou ao arrecadar 21,3 mil milhões de meticais, depois de ter estado em 7 mil milhões em 2022”, destacou a fonte.
Reagindo a estes dados, a secretária de Estado na província da Zambézia, Cristina Mafumo, desafiou a instituição a aprimorar os mecanismos de planificação para evitar o incumprimento da meta.
“Estes números devem traduzir-se na melhoria das condições de vida das famílias produtoras e crescimento económico da Zambézia”, concluiu a governante.