O WhatsApp iniciou a fase de testes de novos recursos para os canais, que são páginas específicas do aplicativo, usadas para publicar actualizações sobre pessoas, assuntos ou empresas.
De acordo com o site WABetaInfo, uma das funções em desenvolvimento é um filtro de reacções invisível para os utilizadores, mas que pode ser particularmente útil para os administradores do canal que precisam de organizar o número de pessoas que reagiram a mensagens com base em determinados emojis.
Com a nova funcionalidade, é fácil saber quais os contactos que enviaram um emoji de coração ou de tristeza para uma publicação, ajudando os responsáveis pela página a saber que tipo de conteúdo traz mais envolvimento ou as melhores reacções da comunidade.
A funcionalidade aparece quando o administrador de um canal visualiza a lista de reacções. Pode até ver quais dos seus contactos guardados na agenda reagiram à publicação e como cada um deles reagiu.
O portal WABetaInfo encontrou uma versão que traz suporte para mensagens de voz, além de imagens, textos, vídeos e GIF. A ferramenta torna possível o envio de mensagens de voz em canais com base em linhas de código existentes no aplicativo. Isto significa que a Meta já está a testar esta função, que pode ser lançada em breve para os administradores.
O WhatsApp está a aproximar-se do Telegram no que diz respeito aos canais, mas o aplicativo da Meta ainda tem algumas restrições, uma vez que não permite o envio de sondagens, nem que qualquer pessoa crie um canal.
Os canais do WhatsApp foram lançados oficialmente em Maio em algumas regiões, mas só chegaram aos outros usuários em Setembro deste ano. Esta é uma forma privada de receber mensagens, actualizações e notícias sobre vários assuntos que lhe interessam, sem ter de sair do aplicativo para o fazer.