A presidente da Assembleia da República (AR) de Moçambique, Esperança Bias, participa, desde ontem (24) até sexta-feira, 27 de Outubro, em Luanda, capital angolana, na 147.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP).
Este evento junta representantes de 179 parlamentos de todo o mundo para reflectir sobre as crises que assolam o planeta, sobretudo as soluções para os conflitos entre a Rússia e Ucrânia e a actual crise no Médio Oriente.
Até sexta-feira, os parlamentares vão analisar, igualmente, questões relacionadas com a paz, segurança internacional, alterações climáticas, direitos humanos, ciência e tecnologia.
O encontro, subordinado ao tema “Acção Parlamentar em Prol da Paz, Justiça e Instituições Fortes”, terá como um dos momentos principais a eleição do novo presidente da UIP, em substituição do português Duarte Pacheco, concorrendo para o cargo quatro mulheres africanas: Adji Kanoute, do Senegal, Catherine Hara, do Maláui, Tília Ackson, da Tanzânia, e Marwa Hagi, da Somália.
A UIP foi fundada em 1889 e visa, entre outras acções, a promoção da democracia, ajudar os parlamentos a tornaram-se mais fortes, mais jovens e equilibrados em termos de género e a defesa dos direitos humanos.