A produtora independente de energia renovável, baseada na Noruega, Magnora ASA, anunciou a aquisição da participação maioritária na central solar foto voltaica de Mocuba. Com uma capacidade de até 41 MW, a infra-estrutura está localizada na província da Zambézia, centro de Moçambique, e está operacional desde Agosto de 2019.
Segundo o director-executivo da empresa, Erik Sneve, citado numa informação divulgada nesta segunda-feira, 23 de Outubro, pelo portal Zelosos por Buenas Renovables, esta aquisição serve para expandir ainda mais a presença da Magnora na região Austral de África, assim como para contribuir para o crescimento das energias renováveis no País.
“As aquisições estratégicas da Magnora e o desenvolvimento dos projectos de energias renováveis em Moçambique demonstram o compromisso com o desenvolvimento de energias limpas e de atender à crescente demanda por soluções sustentáveis”, afirmou.
Recentemente, a entidade adquiriu também, na África do Sul, a gestora de projectos eólicos e solares ‘African Green Ventures’, acrescentando-a ao seu portefólio existente de 850 MW. Desde então, a empresa desenvolveu um portefólio de projectos que totaliza quase 2 GW e se encontra entre as empresas que receberam capacitação no Programa de Aquisição de Produtores Independentes de Energia Renovável da África do Sul (REIPPPP).
“A África do Sul tem enfrentado problemas de constrangimentos da rede durante muitos anos, o que dificultou a implantação de energias renováveis. No entanto, os investimentos privados em energia solar foto voltaica tornaram-se populares, ultrapassando o programa do Governo. A expansão da Magnora naquele país é um testemunho do crescimento do mercado comercial e industrial. A empresa tem como objectivo fornecer energia renovável para satisfazer a crescente procura do sector privado”, explicou.