A startup israelita Bing Klima desenvolveu uma solução que combina os benefícios da plantação em telhados verdes com a geração de energia limpa para casas e edifícios – um sistema completo que ajuda a reduzir os custos de manutenção e electricidade.
O sistema de telhados verdes é composto por um kit que integra centrais eléctricas e painéis fotovoltaicos, transformando os telhados numa fonte de energia e de produtos agrícolas.
Com o equipamento, além da produção de alimentos frescos e dos benefícios da vegetação, os telhados geram energia limpa. De acordo com Oded Shamir, co-fundador da Bing Klima, a solução ajuda a combater as mudanças climáticas, contribuindo para a transição energética.
De acordo com o portal Ciclo Vivo, a tecnologia agrivoltaica combina a produção de energia solar com o cultivo de alimentos no mesmo espaço. Em colaboração com a empresa grega Brite Solar (fabricante de materiais de vidro para a construção civil), a Bing Klima desenvolveu módulos com painéis solares transparentes, ideais para zonas com pouca luz. Cada módulo inclui um painel solar, um sistema de cultivo hidropónico e um tanque de água que, para além da rega, fixa o módulo ao telhado.
O design móvel destes módulos facilita a sua instalação e permite a sua deslocação, ao contrário dos sistemas fixos. Segundo a empresa, existem outras ofertas de equipamentos que combinam painéis solares e coberturas verdes, mas a Bing Klima oferece uma solução que evita problemas como vazamentos.