A mineradora australiana Syrah Resources, que explora e exporta grafite para baterias de carros eléctricos, revelou nesta terça-feira, 17 de Outubro, que está no “caminho certo” para iniciar a produção de Material de Ânodo Activo (AAM – Active Anode Material) na sua fábrica localizada na cidade de Vidalia, no Estado americano de Louisiana.
O empreendimento que será alimentado pela grafite extraída da mina de Balama, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, estará concluído até Dezembro deste ano, tendo o CEO da empresa, Shaun Verner, afirmado que os custos de capital registaram um aumento na ordem de 198 milhões de dólares.
“Em Fevereiro de 2022, o conselho aprovou a expansão da unidade de produção de AAM para 11 250 toneladas por ano, com o custo de capital do projecto estimado em 176 milhões de dólares. No entanto, agora com a fábrica quase concluída, a estimativa do custo foi revista para 198 milhões de dólares”, avançou o responsável, citado pela revista Mining Weekly.
Intervindo durante uma conferência de apresentação dos resultados, Shaun Verner argumentou que este aumento está associado aos imprevistos de construção, relacionados com a intensificação da mão-de-obra para manter o cronograma do projecto e para correcções mecânicas.
“A empresa está a progredir nas actividades de engenharia de transição e optimização”, finalizou.