A mineradora australiana Syrah Resources, que explora e exporta grafite para baterias de carros eléctricos, revelou nesta terça-feira, 17 de Outubro, que no terceiro trimestre deste ano, foram produzidas 18 mil toneladas de grafite na sua mina localizada em Balama, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
De acordo com o CEO da empresa, Shaun Verner, citado numa informação divulgada pela Agence Ecofin, os números ainda não são totalmente satisfatórios, pois são inferiores aos registados em igual período do ano passado. No entanto, superam os do segundo trimestre, em que a mina produziu 15 mil toneladas.
“Comparativamente ao terceiro trimestre de 2022, a produção de Balama caiu 58%, situação influenciada pela redução da capacidade produtiva, num cenário em que há elevados stocks entre os compradores, o que originou uma queda da procura”, explicou.
Contudo, o responsável afirmou que se as condições do mercado registarem uma melhoria, a Syrah conta com uma campanha de produção de 20 mil toneladas de grafite natural durante o último trimestre do ano.
De um modo geral, Shaun Verner clarificou que nos primeiros nove meses de 2023 foram vendidas 68 mil toneladas de grafite natural, contra 134 mil toneladas do mesmo período de 2022, uma redução que irá afectar as receitas anuais da empresa.






























































