A Vodacom Moçambique procedeu nesta sexta-feira, 29 de Setembro, ao lançamento da primeira pedra para a construção de um novo centro de processamento de dados (data center) que estará localizado na cidade da Matola, província de Maputo.
A infra-estrutura, cujo funcionamento está previsto para até Junho de 2024, será equipada com tecnologia de última geração, respondendo às necessidades das empresas que procuram expandir a sua presença digital, melhorar as capacidades de recuperação após desastres e optimizar as suas tecnologias de informação.
De acordo com o PCA da empresa, Lucas Chachine, a construção do centro de dados marca mais uma trajectória na missão e visão tecnológica futurista e no apoio ao desenvolvimento da economia nacional.
O responsável acrescentou ainda que “o novo centro de dados da Vodacom é neutro, pelo que as empresas que aderirem ao mesmo terão a liberdade de escolher o seu próprio provedor de serviços de telecomunicações”.
“Esta infra-estrutura irá incorporar as mais elevadas características de segurança disponíveis na indústria para a protecção dos activos colocados, sendo que serão implementadas medidas rigorosas de controlo do acesso para salvaguardar os dados e aplicações críticas, garantindo a máxima segurança aos utentes. Incluirá, também, sistemas de refrigeração avançados e fontes de energia redundantes, promovendo o ambiente de inovação e assegurando operações ininterruptas”, detalhou.
Lucas Chachine avançou que as obras serão feitas em fases, justificando que “a escolha do município da Matola para a instalação do empreendimento está aliada ao facto de ser uma localização ideal para as operações de recuperação de desastres e que permite um acesso eficiente para os mercados locais e globais”.