Muitas pessoas escondem-se atrás de “mentiras” para justificar comportamentos que elas próprias acreditam que precisam de mudar. Sim, as pessoas mentem a si próprias. E com o dinheiro não é diferente.
Conheça as mentiras mais comuns que as pessoas contam a si próprias sobre o dinheiro:
- “No próximo mês vou começar a poupar”
Esta é clássica! Porquê adiar para o futuro o que se pode fazer hoje? O próximo mês é outro mês. Nesta altura, pode ter-se esquecido da sua promessa por comodidade ou descuido. A verdade é que agora é a altura ideal para começar a poupar! De que é que está à espera?
- “Comprei barato porque estava em saldos”
Se não precisa de mais um par de sapatos pretos para além dos 20 que já tem, esse novo par não é uma necessidade, mas um desejo que pode ser adiado. Se já os comprou, não se desculpe – não foi um dinheiro bem gasto! Para aqueles que estavam endividados na altura… seria melhor utilizar o dinheiro para pagar as dívidas.
- “Não consigo poupar porque ganho muito pouco”
Já lhe ocorreu que o problema pode ser o dinheiro que sai em vez de entrar? O problema nem sempre é o seu rendimento, mas a falta de planeamento nos seus gastos. Há muitas pessoas famosas que ganham milhões, mas acabam endividadas e na “rua da amargura” porque não conseguem controlar as suas finanças.
- “Não preciso de uma folha de cálculo do fluxo de caixa porque sei exactamente quanto estou a ganhar e a gastar”
Quando as pessoas dizem que não precisam de controlar os seus rendimentos e despesas, fica logo evidente que vão acabar por ficar surpreendidas com a dimensão da auto-sabotagem que cometeram… em excesso. Muitas vezes, as pessoas subestimam o quanto gastam em produtos e serviços desnecessários.
- “Não tenho tempo para organizar as minhas finanças”
É incrível como as pessoas investem tanto do seu tempo a ganhar dinheiro, e muitas vezes nem sequer conseguem passar algumas horas por mês a cuidar dele. Deixe essa desculpa de lado, organize as suas contas, analise tudo e invista as suas poupanças. Tudo isso leva tempo, mas é um tempo necessário. Gaste menos com o seu entretenimento nas redes sociais e gaste o seu tempo livre em coisas que realmente importam. Muitas vezes, as pessoas gastam o seu tempo e dinheiro da forma errada. É preciso ter cuidado para não cair nessa armadilha.
Fonte: Dinheiro Limpo