A maioria dos estudos elaborados sobre o vinho incidem nos tintos. Porém, muitos desses estudos que analisaram os benefícios da bebida não separam os tintos dos brancos, pelo que estes têm também os seus benefícios e compostos saudáveis que vale a pena conhecer.
Confira abaixo alguns benefícios do vinho branco para a saúde.
Limita os danos causados por um ataque cardíaco
Um estudo realizado na Universidade de Connecticut, nos EUA, revela que beber um ou dois copos de vinho branco por dia reduz as consequências de uma paragem cardíaca. O responsável por este efeito protector é o resveratrol, que também se encontra na polpa da uva branca e, por isso, passa para o vinho. Foi igualmente descoberto que o vinho branco protege o coração contra os efeitos do envelhecimento.
Previne as doenças pulmonares
Uma pesquisa realizada na Escola de Medicina de Buffalo (EUA) descobriu que o consumo moderado de vinho branco ao longo da vida pode melhorar a saúde pulmonar e prevenir o aparecimento das doenças que afectam o sistema respiratório.
Previne o desenvolvimento do cancro
Até há pouco tempo, pensava-se que apenas o vinho tinto era capaz de prevenir o aparecimento do cancro, mas um estudo recente realizado na Universidade de Wisconsin (EUA) descobriu que o vinho branco também protege as nossas células e impede a progressão do cancro, especialmente o da mama, o que se deve à acção dos seus compostos antioxidantes.
Mantém as artérias limpas
Um estudo efectuado por investigadores da Universidade de Connecticut (EUA) comparou o efeito antioxidante do vinho tinto e do branco e verificou-se que este é igualmente eficaz na prevenção da formação de placas ateromatosas nas artérias e na manutenção das doenças vasculares. Concluiu-se também que o vinho branco contém uma quantidade de antioxidantes semelhante à encontrada no azeite.
Ajuda perder peso
É verdade que o vinho branco contém algumas calorias, mas pode ser incluído numa dieta de perda de peso. De facto, um estudo realizado na Universidade de Hohenheim, na Alemanha, concluiu que as pessoas que queriam perder peso e bebiam vinho branco com moderação atingiam o seu peso ideal mais cedo do que aquelas que optavam por sumos de fruta naturais. Estes investigadores salientam que uma dieta em que 10% das calorias provêm do vinho branco permite uma perda de peso mais rápida.
Protege o cérebro
Foi demonstrado que três copos de vinho branco por semana têm um efeito protector do cérebro. Um estudo concluiu que o ácido fenólico presente no vinho tem um efeito positivo nas células cerebrais e protege-nos de doenças neurodegenerativas como a demência, especialmente depois dos 40 anos.
Fonte: Caminho do Vinho