Suspensa numa impressionante falésia calcária a mais de 70 metros sobre o mar, a Cidade Velha de Bonifácio é um marco icónico na Córsega (a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo em área e a maior ilha de França).
A cidade está dividida em áreas distintas: a Cidadela e a Cidade Velha (Old Town) no topo de uma colina, e a zona da marina ao nível do mar.
Apesar de não ser uma subida muito fácil (sobretudo em dias de calor) por ser bastante íngreme, este percurso faz-se bem e vale imenso a pena. A meio da subida, encontra-se um miradouro para a Cidadela com as melhores vistas da fortificação, que parece estar literalmente suspensa sobre o mar, no topo da colina. Este miradouro fica ao pé da Chapelle Saint Roch, uma singela capela branca virada para o mar. Depois de se subir mais alguns minutos, chega-se à cidade muralhada através da Porta de Génova, de onde a vista para a marina localizada aos pés de Bonifácio é espectacular.
Na Old Town vale a pena dedicar algum tempo a passear pelas ruas e ruelas estreitas e empedradas, que emanam história e nos remetem para o passado. Encontram-se inúmeras lojas, restaurantes e cafés, sendo o coração desta cidade medieval a zona em redor das duas praças principais – Place d’Armes e Place du View Marché. Algumas atracções a não perder em Bonifácio são o emblemático forte Bastion d’Etendard, a Igreja de Santa Maria Maggiore e a Igreja de Saint Dominique.

Outra localização famosa em Bonifácio é a Escadaria do Rei de Aragão, construída em 1420. Literalmente esculpida num penhasco, esta escadaria tem mais de 180 degraus e leva a um caminho horizontal na parte inferior da falésia com vistas para as águas azul turquesa do Mediterrâneo. Actualmente, é possível comprar um bilhete para descer esta icónica atracção da cidade. As vistas do mar para a escadaria escavada na rocha são também impressionantes.
No caminho de regresso da Old Town para a parte baixa da cidade, próximo da Chapelle Saint Roch na direcção oposta da Cidadela, existe um trilho através das falésias que leva a outro miradouro com uma perspectiva diferente de Bonifácio. Este trajecto faz-se em menos de dez minutos, é de fácil acesso e as vistas são fantásticas.
Aos pés da Cidadela situa-se a vibrante marina de Bonifácio repleta de restaurantes, esplanadas, bares e lojas. Habitualmente a marina aloja inúmeros iates luxuosos, bem como barcos típicos de pescadores, num contraste no mínimo singular. Do lado direito da marina (de frente para o mar), tem-se as melhores vistas para a marina e para a Cidadela na zona alta da cidade.

A marina é também o ponto de partida de vários tours marítimos para ver as impressionantes paisagens costeiras em redor de Bonifácio, ou para levar os visitantes até às conhecidas Ilhas Lavezzi, um dos ex-libris da Córsega.
Efectivamente, as Ilhas Lavezzi são um dos locais a não perder numa viagem à Córsega. A cerca de 30 minutos de barco de Bonifácio, este pequeno arquipélago de ilhas graníticas é famoso pelas suas praias remotas de águas transparentes e pelas enormes formações de granito.
É muito fácil chegar às Ilhas Lavezzi a partir de Bonifácio. Há várias alternativas de tours e é possível fazer um cruzeiro de dia inteiro ou de meio dia, alugar um barco privado com um capitão, ou mesmo conduzir pessoalmente, no caso de se ter licença.
Há também um ferry que parte da marina a cada hora, que é provavelmente a forma mais fácil e acessível de visitar as ilhas. É importante ter em consideração que o arquipélago das Lavezzi é totalmente deserto, pelo que não existem serviços de apoio disponíveis. É por isso importante levar água, comida, protector solar, chapéu de sol e um saco para não deixar nenhuns resíduos na ilha.
Ao chegar à ilha principal das Lavezzi onde atraca o ferry, é necessário caminhar aproximadamente 15 minutos através de trilhos para se chegar às praias mais bonitas, como Cala della Chiesa, Achiarina Beach, Cala di Ghiunco, Cala Lazzarina e Cala di Greco.



Fonte: Sapo