A LG anunciou, nesta terça-feira, 26 de Setembro, um novo notebook com tela dobrável. A empresa apresentou o LG Gram Fold, um dispositivo híbrido que pode ser usado com várias opções.
O LG Gram Fold segue um princípio de design semelhante ao do HP Spectre Foldable, também apresentado em Setembro. O dispositivo pode ser utilizado dobrado ou como um único ecrã, seja como tablet, monitor ou portátil.
Como monitor (quando emparelhado com um teclado Bluetooth), o portátil tem um ecrã de 17 polegadas com uma proporção de 3:2. Quando o dobra, o ecrã é reduzido para 12 polegadas e pode utilizar a outra parte como teclado virtual.
Segundo o portal Techmundo, a resolução do ecrã é de 2560×1920 com um brilho máximo de 500 nits. De acordo com a LG, a região flexível do ecrã é feita de um material especializado para minimizar os vincos, e os testes mostram que o dispositivo pode ser dobrado e desdobrado até 30 000 vezes, o que parece um número pequeno em comparação com os telemóveis dobráveis mais modernos.
No interior, o LG Gram Fold tem um processador Intel i5 1335U, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. O dispositivo pesa cerca de 1,2kg, tem 19,9mm quando dobrado e 9,4mm quando estendido.
No exterior, a conectividade é fornecida por duas portas USB-C, uma das quais a Thunderbolt 4. Há suporte para uma caneta stylus compatível (vendida separadamente) e o sistema é o Windows 11.
Numa primeira fase, o Gram Fold vai estar disponível apenas no mercado da Coreia do Sul, com um preço de 3700 dólares (246 mil meticais), elevado, mas competitivo face ao segmento. As primeiras compras beneficiam de um desconto e da oferta de um rato e de um estilete.