A Meta revelou uma série de novidades com Inteligência Artificial (IA) generativa de imagens para Facebook, Instagram e WhatsApp durante o Meta Connect – evento de apresentação anual de hardware da Meta -, realizado nesta quarta-feira, 27 de Setembro.
Os principais destaques incluem IA para criar stickers no WhatsApp e editar fotos no Instagram. Os aplicativos sociais da Meta combinarão as tecnologias do modelo LLaMA 2 com o modelo de geração de imagens Emu, para criar autocolantes rapidamente. A funcionalidade será integrada no Instagram, Messenger, Facebook Stories e WhatsApp, com um campo de texto para criar desenhos rápidos e enviá-los em conversas.
Segundo o portal Canal Tech, os rumores sobre o desenvolvimento da funcionalidade começaram em Junho. Numa fase inicial, a funcionalidade será lançada a partir de Outubro, de forma limitada, para os utilizadores de aplicações em inglês.
O Instagram vai receber dois novos recursos de Inteligência Artificial para edição e criação de imagens na plataforma. O primeiro é o Restyle, uma espécie de filtro que permite alterar o estilo de uma fotografia através de comandos de texto. É possível, por exemplo, fazer com que um retrato pareça uma pintura em aguarela ou criar um efeito de colagem de revista.
Já a função Backdrop permite usar a criatividade para preencher o fundo de uma publicação, e o Instagram pode cortar automaticamente o elemento central da imagem e oferecer uma sugestão para preencher o resto. De acordo com a Meta, estas funções podem até ser utilizadas de forma colaborativa.
Para evitar desinformação e outras confusões, o Instagram vai usar uma série de marcadores para indicar que uma postagem usou Inteligência Artificial. A rede chegou a testar algumas formas de sinalização, mas não há previsão para o lançamento dessas funcionalidades.
A empresa aproveitou para anunciar a chegada de novos chatbots inspirados em personalidades famosas. Ao todo, são 28 modelos diferentes, com participações de famosos como Kendall Jenner, Snoop Dogg e Tom Brady.