A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) revelou que o País passará a produzir mais de 900 megawatts de energia a partir de 2024, com a entrada em operações de novas centrais de gás natural, com especial destaque para a Central Térmica de Temane, localizada no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, sul de Moçambique.
De acordo com o CEO da ENH, Estevão Pale, com este aumento da produção, pretende-se garantir o acesso universal à energia até 2030 para todos os moçambicanos, bem como posicionar o País como um importante player no sector da segurança energética global.
“As centrais de gás natural existentes no País estão a gerar um total de 452 megawatts de energia, sendo que com a entrada em operação de novas centrais, essa capacidade será aumentada e passaremos a dispor de energia suficiente para alimentar Moçambique e alguns países da região da SADC”, explicou o responsável, no decorrer da 8.ª Cimeira ‘Mozambique Gas & Energy Summit & Exhibition 2023’.
Estevão Pale fez saber que o gás natural tem uma contribuição de 38% na matriz energética moçambicana, salientando que parte deste recurso é usada por consumidores comerciais e familiares como fonte de energia.
“Estamos todos preocupados com a descarbonização, e o gás natural configura-se como uma fonte energética importante para o mundo. Face aos desafios de desenvolvimento e da transição energética, continuará a ser uma energia relevante por longos anos”, frisou.
Ainda durante a sua intervenção, o CEO avançou que todas as estimativas indicam um provável crescimento do consumo mundial de energia gerada através do gás natural, factor que será influenciado pelo desenvolvimento económico, secundando que “em cumprimento da agenda global de transição energética, a procura do recurso será maior nos países em vias de desenvolvimento, onde grande parte da população ainda não tem acesso”.
“Moçambique está bem posicionado para servir tanto a região da África Austral, como os mercados asiático e europeu”, concluiu.
A 8.ª Cimeira ‘Mozambique Gas & Energy Summit & Exhibition 2023’ teve lugar em Maputo, nos dias 27 e 28 de Setembro. Decorreu sob o tema “Desenvolvendo o Sistema Integrado de Energia Sustentável de Moçambique” e contou com a presença de líderes nacionais e internacionais, que debateram sobre vários assuntos relacionados com a situação actual e o futuro da indústria energética no País e no mundo.