A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) vai passar a ligar Joanesburgo, na África do Sul, a Inhambane, capital da província com o mesmo nome, um dos principais pontos turísticos do País.
De acordo com informação comercial divulgada esta quinta-feira, 28 de Setembro, pela transportadora aérea, o primeiro desses voos directos acontece já esta sexta-feira (29), operando a companhia ainda ligações às quartas-feiras e aos domingos.
Em Agosto, aquando do anúncio da retoma desta ligação, a ministra da Cultura e do Turismo sublinhou a importância desta rota, por se tratar do “principal destino de lazer” em Moçambique.
“Este retorno da Linhas Aéreas de Moçambique neste percurso é mais que acertado, dada a sua relevância na cadeia de valor para a consolidação e promoção do turismo nacional, pois, com a sua intervenção, abrem-se melhores perspectivas para o envolvimento e estímulo de mais intervenientes moçambicanos no turismo”, destacou Eldevina Materula.
Com 700 quilómetros de linha de costa com praias de águas cristalinas e dunas costeiras verdes, a província de Inhambane conta com 789 empreendimentos turísticos, segundo os números apresentados pela ministra, sublinhando que estes empregam “cerca de 7000 trabalhadores, contribuindo com cerca de 10% do total de 8154 empreendimentos e 70 718 trabalhadores” do sector em todo o País.
A LAM prevê ainda retomar, em 20 de Novembro, os voos de Maputo para Lisboa, anunciou anteriormente o administrador da empresa sul-africana que o Governo moçambicano colocou desde Abril a gerir a companhia de bandeira.