A Meta, empresa responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou nesta quarta-feira (27), uma nova versão dos óculos inteligentes criados em parceria com a Ray-Ban, uma marca famosa de óculos de luxo.
Os novos óculos da Meta são quase idênticos aos seus antecessores, mas têm um som mais grave, mais microfones e querem usar a nova IA da empresa. Denominados Ray-Ban Meta Smart Glasses, os gadgets podem filmar, fotografar e até fazer transmissões ao vivo nas redes sociais da empresa.
Ao contrário do que se possa pensar do antigo Google Glass ou do actual Apple Vision Pro, o Ray-Ban Meta Smart Glasses é apenas um par de óculos com recursos extras que podem ser entendidos como um fone de ouvido embutido no acessório. Isto porque vem com um sistema de alto-falantes nas têmporas, projectado para que apenas o dono do produto possa ouvir o som.
Outra característica, também presente na geração anterior, é a possibilidade de fotografar e filmar com uma câmara numa das laterais do Ray-Ban Meta Smart Glasses, com registos de 12 megapixels e filmagens em Full HD (1080p) armazenados em 32 GB de memória. A novidade é o aumento do número de microfones, que passa de um para cinco no novo modelo, e isto precisamente por causa dos comandos de voz.
A empresa pretende que a Meta IA compreenda bem o utilizador, razão pela qual um dos microfones está posicionado mesmo no centro dos óculos. Outra utilização para a entrada de som é a transmissão em directo, que agora pode ser feita directamente dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta para o Facebook e Instagram. Por razões de privacidade, uma luz ao lado da câmara indica que a pessoa está a gravar ou a transmitir o que vê.
Todo este processo utiliza o Snapdragon AR1 Gen 1, da Qualcomm, um chip feito pela empresa justamente para este tipo de produto. A bateria promete até seis horas de uso e, assim que termina, o Ray-Ban Meta Smart Glasses fica como qualquer outro par de óculos – só que mais pesado.
As pré-encomendas do Ray-Ban Meta Smart Glasses já começaram no mercado internacional, a partir de US$ 299 (18 900 meticais), sem considerar impostos e taxas.