A Google anunciou que, a partir de Janeiro de 2024, a visualização em HTML básico do Gmail será oficialmente descontinuada. Os utilizadores em navegadores mais antigos terão de adaptar-se a navegadores mais actuais para continuarem a usar o serviço.
Esta mudança significa que, após essa data, todos os utilizadores serão automaticamente redireccionados para a vista padrão, mais moderna e equipada com as últimas funcionalidades de usabilidade e segurança.
Impacto na acessibilidade e alternativas disponíveis
O HTML básico é uma versão simplificada do Gmail, que não disponibiliza chat, correcção ortográfica, atalhos de teclado, importação de contactos, entre outras funcionalidades. Era uma opção vital para quem vive em áreas com acesso limitado à Internet, utiliza hardware antigo ou browsers desactualizados.
Esta versão era particularmente útil para utilizadores com deficiência visual, uma vez que as ferramentas de conversão de texto em voz funcionam de maneira mais confiável, sem os desafios técnicos presentes na vista padrão.
A acessibilidade pode ser posta em causa com esta mudança
Segundo o portal 4gnews, o fim desta funcionalidade levanta questões sobre a acessibilidade, especialmente para quem depende de tecnologias com assistência. Tal como refere o site Bleeping Computer, existem alternativas. Para quem possui hardware mais antigo, a mudança para clientes de e-mail leves, como o Mozilla Thunderbird ou o Microsoft Outlook, pode ser uma opção vantajosa.
O Thunderbird, por exemplo, é compatível com leitores de ecrã como Jaws, NVDA e Windows Eyes, oferecendo várias opções de ajuste de texto e exibição para melhorar a usabilidade para pessoas com deficiência visual.
A Google não adiantou razões específicas para a descontinuação da visualização em HTML básico, mas informou os administradores do Google Workspace sobre a mudança iminente. Aqueles que ainda usam esta versão precisam de preparar-se para a transição ou optar por clientes de e-mail de desktop.
No caso de utilizadores móveis, a Google recomenda a instalação da aplicação oficial do Gmail. Com esta mudança, a empresa parece estar a direccionar os utilizadores para plataformas mais seguras e actualizadas A vista padrão do Gmail fornece as mais recentes funcionalidades e medidas de segurança, que são indispensáveis numa era digital em que o phishing e outros ataques são cada vez mais comuns.