O Governo da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, revelou nesta quarta-feira, 27 de Setembro, que conta com diversos projectos avaliados em mais de 1,3 mil milhões de dólares nas áreas de exploração e produção de grafites, rubis e outras gemas, existentes naquela parcela do País.
Intervindo durante a cerimónia de abertura da 8.ª Cimeira do Mozambique Gas & Energy Summit & Exhibition 2023, o governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, avançou que a província afigura-se, actualmente, como um centro de produção de matéria-prima e desenvolvimento de fontes energéticas de transição, sendo que para além do Gás Natural Liquefeito (GNL), há extensas plantas de recursos minerais a ser concessionadas.
De acordo com o dirigente, a província dispõe de factores favoráveis para a chegada de investidores, assim como de boas perspectivas de crescimento e elevados índices de investimento com mais de 30 milhões de dólares em execução na indústria dos hidrocarbonetos.
“Estão garantidas todas as condições para o retorno dos investimentos, sobretudo os relacionados com a exploração do oil&gas na bacia do Rovuma. Testemunhamos momentos de tranquilidade marcados pelo regresso massivo e voluntário das populações e da economia local. Estamos preparados para a estabilização dos projectos de exploração do gás, produção da grafite e para a expansão da energia solar”, vincou.
No entanto, para o sucesso das actividades, Valige Tauabo exortou à adopção de medidas que reduzam a intensidade e frequência dos eventos extremos em andamento, assim como o desenvolvimento de um sistema sustentável e inclusivo.
A província de Cabo Delgado tem vindo a ser afectada por um conflito desde 2017 que aterroriza as populações. Grupos de rebeldes armados têm pilhado e massacrado aldeias e vilas um pouco por toda a província e uma variedade de ataques foi reivindicada pelo ‘braço’ do autoproclamado Estado Islâmico naquela região. O conflito já provocou mais de 4000 mortes (dados do The Armed Conflict Location & Event Data Project) e pelo menos um milhão de deslocados, de acordo com um balanço feito pelas autoridades moçambicanas.
A decorrer por um período de dois dias (27 e 28 de Setembro) em Maputo, a 8.ª Cimeira do Mozambique Gas & Energy Summit & Exhibition 2023 tem como tema “Desenvolvendo o Sistema Integrado de Energia Sustentável de Moçambique” e conta com a presença de líderes nacionais e internacionais, que vão debater sobre diversas matérias relacionadas com a situação actual e o futuro da indústria energética.