A Transnet, empresa sul-africana de logística, declarou nesta quarta-feira, 27 de Setembro, que as condições meteorológicas severas verificadas há dias perturbaram os serviços ferroviários no seu Corredor do Cabo, a principal linha de exportação de manganês e de produtos agrícolas.
De acordo com um comunicado do Governo da África do Sul, as províncias do cabo ocidental e do cabo oriental do país foram, na semana passada, atingidas por ventos fortes e chuvas intensas que provocaram inundações e causaram a morte de 11 pessoas. O mau tempo também danificou infra-estruturas, incluindo habitações, linhas eléctricas, estradas e linhas ferroviárias.
“A precipitação extrema, que resultou em lavagens, deslizamentos de rochas e queda de árvores ao longo de algumas secções das linhas férreas, causou danos nas locomotivas e na infra-estrutura ferroviária, resultando em obstáculos operacionais difíceis”, lê-se no comunicado da Transnet, que acrescenta: “os serviços foram interrompidos em algumas secções da rede ferroviária, enquanto se registaram atrasos noutras”.