A petrolífera Sasol reabilitou e construiu recentemente 84 furos e 17 sistemas de abastecimento de água, ao longo da zona norte da província de Inhambane, no âmbito da expansão do programa denominado “Água e Saneamento”.
De acordo com uma nota, esta acção contribuiu para a melhoria dos sistemas de saneamento nas comunidades, escolas e centros de saúde, fazendo com que mais de quatro mil famílias tenham acesso a água potável nos distritos de Govuro e Inhassoro.
“A Sasol está a trabalhar com 37 comunidades beneficiárias dos Acordos de Desenvolvimento Local (ADL), nos distritos de Govuro e Inhassoro, para melhorar o acesso à água potável, garantir a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento e dos furos, bem como melhorar a higiene e o saneamento do ambiente e prevenir a contaminação”, avançou.
Segundo a entidade, o objectivo principal, neste momento, é o de alcançar uma cobertura de 90% no acesso à água para as comunidades, ou seja, estas ” comunidades “não deverão percorrer mais de 30 minutos (ida e volta) para aceder a uma fonte de água segura”.
“Ao contribuir para o acesso à água nas comunidades circunvizinhas, a Sasol, no âmbito da sua responsabilidade social e corporativa, procura contribuir para a melhoria de qualidade de vida, em consonância com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre o acesso à água potável e saneamento”, concluiu.