A Ford anunciou que irá lançar a Ranger PHEV, uma versão híbrida plug-in da sua popular pick-up. Esta nova Ranger será equipada com um motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros, que trabalhará em conjunto com um motor eléctrico de grandes dimensões.
Embora os valores exactos da potência total não tenham sido confirmados, a Ford afirma que esta será a Ranger mais potente até à data, ultrapassando mesmo os valores da Raptor com o motor V6.
Uma característica notável desta Ranger PHEV é que manterá a mesma capacidade de carga e de reboque de 3,5 toneladas da versão convencional. A Ford ainda não divulgou detalhes sobre a capacidade da bateria que será usada nesta pick-up híbrida plug-in, mas garantiu que terá um alcance em modo eléctrico superior a 45 quilómetros. No entanto, a empresa não mencionou a capacidade de carregamento rápido.
Segundo o portal Auto Drive, a Ranger PHEV oferecerá quatro modos de condução à escolha: EV Auto (no qual o motor a combustão entra em acção quando é necessário), EV Now (100% eléctrico), EV Later (que utiliza apenas o motor a gasolina) e EV Charge (que utiliza o Ecoboost para carregar a bateria). Para colmatar o aumento de peso do sistema híbrido, a Ford reforçou o chassis e apostou numa suspensão mais forte, recalibrando também o motor e a direcção, tornando-a mais leve.
Existem igualmente três tomadas no interior, ideais para quem gosta de trabalhos no exterior ou de acampar. Esta variante dispõe ainda de tecnologia de delimitação geográfica, com a qual detecta automaticamente quando entra em zonas de baixas emissões, passando a operar em modo 100% eléctrico, regressando depois ao modo EV Auto predefinido quando sair das mesmas.
A Ranger PHEV só chegará ao mercado no início de 2025.


