O WhatsApp vai ganhar uma versão para iPad, após mais de uma década de pedidos dos utilizadores. A informação foi divulgada na última segunda-feira, 18 de Setembro, pelo WABetaInfo.
De acordo com o site, uma versão Beta do aplicativo para iPad foi identificada e pode já ser utilizada por um pequeno grupo de usuários, permitindo que os donos desses aparelhos utilizem uma versão nativa do serviço pela primeira vez.
Para utilizar o WhatsApp no iPad, por enquanto, é necessário ser membro do programa oficial WhatsApp Beta para iOS, bem como ter a versão de teste do mensageiro num iPhone e utilizar a plataforma TestFlight para instalar a aplicação no iPad.
Em seguida, é necessário utilizar a câmara do tablet para digitalizar um código QR de início de sessão gerado pelo iPhone, confirmando o emparelhamento e permitindo utilizar o WhatsApp a partir da mesma conta do telemóvel.
Anteriormente, só era possível enviar ou receber mensagens WhatsApp no iPad, através da versão beta no browser Safari, emparelhando o perfil com a aplicação num smartphone.
A aplicação para iPad tem encriptação de ponta a ponta, tal como as outras plataformas, e sincroniza o histórico e as mensagens com outros dispositivos, como o seu telemóvel principal.
Como a aplicação é, por enquanto, apenas uma versão Beta, está limitada em termos de funções: não é possível ver ou publicar actualizações de estado (WhatsApp Stories), nem entrar ou ver o que há de novo nos Canais recentes.
Além disso, versões como a actual podem apresentar erros e instabilidade. No entanto, o facto de a Meta já ter lançado uma Beta da aplicação significa que está mais perto do lançamento oficial.